sábado, 18 de julho de 2009

Correa e as Farc

Leia essa notícia divulgada nessa sexta pela agência Reuters. Comentário no final.

Líder das Farc revela apoio econômico a Correa

BOGOTÁ/QUITO (Reuters) - Um comandante militar das Farc afirmou que o maior grupo guerrilheiro colombiano colocou dinheiro na campanha do presidente do Equador, Rafael Correa, segundo um vídeo em que aparece o líder rebelde e cuja existência foi confirmada nesta sexta-feira pelo Ministério Público.

O governo equatoriano reagiu poucas horas depois negando qualquer tipo de vínculo com a organização guerrilheira e exigiu da Colômbia a demonstração da veracidade da fita, acusando-a de organizar uma ofensiva política contra o Equador.

"O governo do presidente Correa não tem relação e nem recebeu investimentos das Farc", disse o ministro de Segurança Interna e Externa, Miguel Carvajal, em nota no site da Presidência na Internet.

"É uma campanha midíatica, não é nova (...) É parte de uma ofensiva política contra o país", acrescentou Carvajal à rádio Quito.

No vídeo, exibido por canais de TV, Jorge Briceño, o "Mono Jojoy", fala num acampamento para um grupo de guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

A fita de vídeo foi obtida no apartamento de uma guerrilheira detida há alguns meses em Bogotá.

Briceño afirma que houve "ajuda em dólares à campanha de Correa e conversas posteriores com seus enviados, incluindo alguns acordos, segundo documentos" em poder do grupo.

O porta-voz do Ministério Público disse que o vídeo está com a polícia judicial.

Os governos de Quito e Bogotá se enfrentaram nas últimas semanas em um novo capítulo de acusações mútuas, após um juiz ordenar a prisão do ex-ministro da Defesa colombiano, Manuel Santos, por ter liderado uma operação militar contra as Farc em território equatoriano.

Comentário:

Por Gutierres Siqueira

Correa é ligado ao Forúm de São Paulo, uma organização esquerdista latino-americana que reúne os partidos socialistas dessa região, incluindo as Farc. Como ele pode negar um vínculo com esse grupo terrorista? Não só ele, mas Chávez e Evo Morales são também fortemente ligados as Farc. Isso já foi mostrado pelo governo colombiano. A ideológica e vergonhosa diplomacia do governo Lula, que é ligada ao Forúm de São Paulo, ainda hoje não considera as Farc um grupo terrorista.

Nenhum comentário: